terça-feira, 9 de setembro de 2008

Avaliação das instituições de ensino superior - Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obteve o melhor desempenho entre as instituições de ensino superior do Estado, segundo o novo indicador de qualidade do MEC (Ministério da Educação) divulgado nesta segunda-feira (8). O ranking levou em consideração mais três universidades: Católica, UPE e UFRPE. A UFPE obteve nota 353 de uma escala que vai de 0 a 500. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está no topo do ranking, com 439. Os dados, chamados de IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição), foram divulgados pela primeira vez pelo MEC. O índice sintetiza, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos em campi e municípios onde a instituição atua.

Nenhuma universidade pernambucana avaliada tirou menos de 200 (referente aos conceitos 1 e 2). A instituições federais (UFPE e UFRPE) estão em destaque com conceito 4 e as demais (UPE e Unicap), ficaram com 3. » Notas e conceitos das universidades pernambucanas avaliadas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 353 - 4Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - 272 - 3Universidade Católica de Pernambuco - 263 - 3Universidade de Pernambuco - 224 - 3De acordo com o MEC, as instituições com notas 1 e 2 não passarão por vistoria, como acontece com os cursos com baixo desempenho no Enade (Exame Nacional de desempenho de estudantes). De acordo com o resultado, apenas 5,3% das instituições públicas e 0,7% das privadas alcançaram a nota máxima (5). Ficaram com a nota 4 30,2% das instituições públicas e 4,2% das privadas. Receberam a nota 3 outros 43,8% das públicas e 46,6% das privadas.

Abaixo desta nota, o ministério avalia que as instituições apresentam problemas. Levaram nota 2 ao menos 10,7% das universidades, centros universitários e faculdades públicas e 25,6% das privadas. Nenhuma instituição pública ficou com nota 1 e 0,5% das privadas ficaram com a menor nota. De todas as instituições cadastradas no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 32,2% não foram avaliadas.
Instituições estaduais não são obrigadas a fazer as avaliações realizadas pelo Inep, da mesma maneira que não participam do Enade.

AVALIAÇÃO - Foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. Do total, 35,5% das instituições públicas têm percentual de IGC 4 e 5. Entre as instituições privadas, essa proporção é de 4,9%. Segundo o MEC, as que ainda não tiveram o seu indicador calculado são instituições novas, que não possuem concluintes em seus cursos.
Fonte: JC

Nenhum comentário: