terça-feira, 7 de outubro de 2008

Questionário de avaliação docente - leiam e opinem!

Pessoal,

como forma de dar um retorno e orientação pedagógica aos professores, pensei na possibilidade de respondermos a um questionário de avaliação dos docentes Não é como a avaliação institucional, que pergunta sobre estrutura física e outros itens, mas se concentra na didática e no desempenho do professor.

Imagino que dessa forma, o professor terá um retorno da turma, considerando que cada turma tem uma realidade diferente, permitindo que se modifique, se for o caso, ou se adapte. A idéia é fazer o professor entender o porquê dos alunos não conseguir se concentrar em certas aulas, não obter um bom desempenho nas provas, a compatibilidade entre a aula e à prova, se faz muitos exercícios na sala, interação com a turma etc e tal.

Preenchido o questionário, penso em entregar ao docente para que tenha uma visão geral da aula e de como a turma o percebe. Acho importante tal iniciativa tanto para a turma quanto para o docente que poderá se melhorar como profissional.

Por que fazer isso?

Eu venho notando, não é somente em relação aos professores deste semestre, que há certa dificuldade por parte de alguns docentes em transmitir o conhecimento, não faz tantos exercícios (principalmente os de múltipla escolha de exames da OAB e concursos), incompatibilidade entre a aula oferecida e à realidade das provas, comportamento intransigente e demais características que não contribuem para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Ao diagnosticar a percepção da turma sobre sua aula, o professor terá melhores condições de direcionar a própria aula, de se relacionar melhor com a turma e perceber também os pontos que precisam ser trabalhados quando houver maiores dificuldades.

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOCENTE
Questionário a ser apresentado - clique para baixar! (digam o que pensam)

Nenhum comentário: