quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Só 2 % dos advogados formados terão destaque no mercado, diz pesquisa

O futuro dos advogados recém-formados não é fácil. A conclusão é resultado da pesquisa realizada pela Oliveira Campos Consultoria Empresarial. Segundo os dados, no Estado de São Paulo, dos 12 mil estudantes que se formaram em direito em 2007, apenas 10 a 15% serão bons profissionais, sendo que somente 1 a 2% terão algum diferencial num mercado bastante competitivo.

Para o responsável pela pesquisa, o professor em MBA Executivo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Sebastião de Oliveira Campos Filho, o profissional da área deve se preocupar desde o início com o planejamento para a construção da carreira.

“Há um conjunto essencial para a formação de um bom profissional: as competências técnicas, comportamentais e as conceituais. Todas devem estar atreladas a um objetivo, pois qualquer caminho desejado para este novo profissional pode ser ruim caso ele não tenha claramente aonde deseja ir”, afirma.

Para o consultor, o primeiro passo para uma carreira bem sucedida seria a obtenção da competência técnica. Ele adverte que nenhuma empresa estará disposta a contratar um advogado que pouco conhece dos trâmites jurídicos, que tenha dificuldades de interpretação das leis ou, ainda, que possua dificuldades para argumentar e defender os pontos de vista favoráveis a seu cliente.

Campos Filho lembra que a competência comportamental vincula-se ao modo como o profissional age para alcançar o que pretende, colocando-se a diante das demais pessoas e obtendo delas, pelos meios éticos e cabíveis, o que é necessário para ser bem sucedido.

Ele diz que, por último, os advogados bem sucedidos desenvolvem sua competência conceitual, ou seja, possuem uma visão ampla e de longo prazo sobre o exercício de sua profissão.

A grande competitividade do setor é confirmada pela informação divulgada em 2008 pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de que existe um advogado para cada 322 brasileiros.

Segundo a pesquisa da OAB, para uma população de 183,9 milhões de brasileiros, existem cerca de 571.360 profissionais de advocacia. Os números colocam o Brasil na terceira colocação na lista de países com o maior número de profissionais do mundo.

Quarta-feira, 13 de agosto de 2008

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/54733.shtml

Nenhum comentário: